5 dicas de consumo consciente para o seu skincare

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Atualizado em 06.11.2025 | Postado em 20.12.2023
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Com tantas opções e estímulos de compra ao nosso redor, fazer escolhas com sabedoria e consciência é superimportante. Vem saber mais sobre consumo consciente e como colocá-lo em prática no seu skincare.

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Muitas são as oportunidades e facilidades para comprar os seus produtos de skincare ou simplesmente experimentar novidades. Mas, antes de encher o carrinho, que tal refletir sobre como as suas escolhas podem impactar a sua vida, a sociedade e o meio ambiente?

Por aqui, nós acreditamos em um equilíbrio entre os nossos desejos e a sustentabilidade. E, por isso, queremos compartilhar com você algumas dicas de consumo consciente. Siga a leitura para entender esse conceito e como ele pode estar presente na sua rotina de cuidados com a pele.

O que é consumo consciente?

Consumo consciente é quando o comportamento de compra leva em consideração a saúde, tanto humana quanto a animal, o meio ambiente e questões sociais. É um olhar mais amplo, que vai além das nossas necessidades ou desejos e coloca na conta os possíveis impactos que as nossas escolhas podem trazer para nós, para as pessoas e para o ambiente em que vivemos.

Consumir com consciência é consumir menos?

Nem sempre. O consumo consciente não se resume à ideia de reduzir o consumo, embora isso possa ser uma consequência natural. O verdadeiro foco está na qualidade das escolhas: optar por produtos que tenham propósito, transparência, segurança e que contribuam para o bem-estar de quem usa e do meio ambiente.

Consumir com consciência é fazer escolhas mais informadas, priorizando marcas comprometidas com fórmulas limpas, processos éticos e impacto positivo. Em outras palavras, trata-se de consumir melhor, não apenas menos.

Qual a relação do consumo consciente com o skincare?

Saúde

Entender a beleza como uma manifestação de saúde é um ato que amplia a consciência na hora de escolher seus produtos de skincare. Priorizar aqueles com ingredientes seguros e eficazes, que favoreçam a saúde da pele e sejam livres de substâncias potencialmente tóxicas, como ftalatos e fragrâncias, é uma das formas de fazer escolhas inteligentes e direcionadas para o consumo consciente.

Meio ambiente

Você pode logo lembrar do descarte de embalagens quando associa os impactos do skincare no meio ambiente. O aumento da produção de lixo é sim um ponto importante. Mas existem outras questões quase que “invisíveis”, como as substâncias que estão na formulação dos cosméticos e que permanecem no ambiente, interferindo nos ecossistemas.

Um bom exemplo são os microplásticos. Sabe aquelas microesferas utilizadas nos esfoliantes? Pois bem, muitas marcas utilizam plástico para produzi-las. Quando lavamos o rosto ou o corpo, essas micropartículas seguem pelo sistema de saneamento e muitas vezes chegam na cadeia alimentar de peixes e outros animais marinhos.

Por isso, optar por esfoliantes com microesferas orgânicas, como os feitos com sementes de damasco, é uma alternativa interessante para reduzir os impactos da sua rotina de cuidados no meio ambiente.

Conhecimento

Perceber como está a pele e pesquisar sobre os ingredientes das fórmulas e sobre os princípios da marca escolhida são atitudes que aumentam o conhecimento necessário para ter um comportamento mais consciente antes da compra.

Assim, você coloca com segurança no carrinho os cosméticos com nutrientes que sua pele realmente precisa, além de compreender melhor a composição dos produtos que está comprando.

Economia

Outro ponto que conecta o consumo consciente com o skincare é analisar nossas escolhas por um olhar econômico. Tirar o foco da quantidade e dos preços de cosméticos e colocá-lo na qualidade, na durabilidade, nos resultados comprovados e nas ações multifuncionais dos produtos é um caminho para que suas escolhas tenham um impacto econômico mais favorável, tanto para você quanto para o ambiente.

A tendência da beleza consciente

Atualmente, existe uma tendência chamada de beleza consciente, que traz o comportamento de consumo com consciência e sabedoria para o mercado dos cosméticos. 

Segundo uma publicação da Euromonitor, o movimento culmina na compreensão das necessidades individuais dos consumidores e do ambiente que os rodeia. 

Isso significa que a tendência leva as marcas a adotarem uma abordagem personalizada e direcionada aos cuidados da pele, baseada no entendimento dos consumidores sobre o seu tipo de pele e condições pessoais. Também, o consumo ético e ecológico passam a ser considerados, os quais cresceram no estilo de vida dos consumidores nos últimos anos.

O futuro da beleza

Em um recente painel com 25 especialistas do setor, foi sugerido que o futuro da beleza é consciente, ético, sustentável e enraizado na transparência. Ainda, foi destacado que a indústria da beleza tem potencial para criar impactos positivos para os consumidores, o meio ambiente e as gerações futuras.

5 dicas práticas de consumo consciente para o seu skincare

Mas como praticar o consumo consciente diante de tantas oportunidades para garantir os seus produtos de skincare? Veja algumas dicas:

  1. Planeje-se: pesquise antes ou faça uma listinha do que você precisa ou quer comprar no momento. Focar nesses itens ajudará a evitar compras por impulso, que são potencializadas pelo senso de urgência de promoções comerciais.
  2. Priorize a qualidade à quantidade: enquanto os produtos de alta qualidade podem ter um custo inicial mais alto, eles tendem a durar mais tempo, pois uma pequena quantidade é suficiente para obter benefícios. Isso resulta em economia a longo prazo.
  3. Pesquise sobre a empresa: parte do conceito de consumo consciente é entender os princípios da marca que você consome. Pesquise sobre a empresa, sua responsabilidade social e ambiental e confira as certificações que asseguram essas informações.
  4. Pense a longo prazo: considere o ciclo de vida dos produtos que você quer comprar. Considere a durabilidade ou aproveite para adquirir produtos de uso contínuo pagando menos.
  5. Faça escolhas mais conscientes: comprar com consciência é olhar para o todo, nos impactos na nossa vida, na sociedade e no meio ambiente, buscando um equilíbrio entre os nossos desejos e a sustentabilidade.

Cleanical Friday Noorskin 

A Noorskin é uma marca que tem seus princípios fortemente associados ao consumo consciente. Afinal, respeitar o ser humano e o planeta é algo que está na nossa essência.

Por isso, nossa linha de skincare e bodycare conta com fórmulas cleanical, ou seja:

  • limpas, livres de qualquer substância com potencial nocivo para o corpo humano e para a natureza;
  • de alta performance e clínica e dermatologicamente testadas, com ingredientes cientificamente comprovados quanto à sua segurança e aos seus benefícios para a pele;
  • veganas e cruelty-free, sem prejudicar a vida animal;
  • certificadas com selos que atestam a sua qualidade e afirmam o compromisso da marca com a saúde da pele e do corpo e com o meio ambiente, como o EWG Verified® e o EcoSun Pass (certificação específica para protetores solares);
  • multifuncionais, ou seja, com múltiplos benefícios, boa durabilidade e práticas para o uso diário.

Por tudo isso, acreditamos que escolher produtos Noorskin vai além de realizar uma simples transação comercial. É um ato de compra consciente em respeito à sua pele, ao seu corpo e ao ambiente em que você vive.

O que é a Cleanical Friday

É a campanha de Black Friday da Noorskin. Em 2025, a Cleanical Friday acontece no período de 17 a 28 de novembro, quando toda a linha de skincare, bodycare e nutricosméticos estará com 30% OFF. E você ainda pode ganhar brindes especiais nas suas compras. 

Além de ser uma excelente oportunidade para comprar os produtos Noorskin com descontos especiais, esse também é o momento ideal para renovar a sua rotina de cuidados com o rosto e com o corpo, experimentar nossos lançamentos, antecipar os seus presentes de Natal ou simplesmente aproveitar para se presentear com um gesto de amor e autocuidado.

Saiba mais na página da campanha Cleanical Friday 2025!

POWER, Lynn. The future of beauty is conscious: insights from industry experts. 2023. Disponível em: <https://beautymatter.com/articles/the-future-of-beauty-is-conscious>. Acesso em: 10 de dezembro de 2023.

Conscious consumerism shapes key themes in beauty. Euromonitor International, 2021. Disponível em: <https://www.euromonitor.com/article/conscious-consumerism-shapes-key-themes-in-beauty>. Acesso em 10 de dezembro de 2023.

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