5 dicas de consumo consciente para o seu skincare

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Atualizado em 15.04.2024 | Postado em 20.12.2023
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Em épocas que recebemos ainda mais estímulos de compra, fazer escolhas com sabedoria e consciência é superimportante. Vem saber mais sobre consumo consciente e como colocá-lo em prática no seu skincare.

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Final de ano, você já sabe. É natal, chegada do verão, férias, viagens e muitas outras oportunidades para comprar os seus produtinhos de skincare. Mas, antes de sair enchendo o carrinho nesses períodos do ano, que tal saber mais sobre como as suas escolhas podem impactar na sua vida, na sociedade e no meio ambiente?

Por aqui, nós acreditamos em um equilíbrio entre os nossos desejos e a sustentabilidade. E, por isso, queremos compartilhar com você algumas dicas de consumo consciente. Siga a leitura para entender o conceito e como ele pode estar presente na sua rotina de cuidados com a pele.

O que é consumo consciente?

Consumo consciente é quando o comportamento de compra leva em consideração a saúde, tanto humana quanto a animal, o meio ambiente e questões sociais. É um olhar mais amplo, que vai além das nossas necessidades ou desejos e coloca na conta os possíveis impactos que as nossas escolhas podem ocasionar em nós, nas pessoas e no ambiente em que vivemos.

Consumir com consciência é consumir menos?

Tem a ver, mas não é a mesma coisa. É interessante lembrar que consumo consciente não significa necessariamente consumir menos ou optar apenas por produtos “verdes”. A ideia é consumir com sabedoria, de forma inteligente, e isso sim pode ter a diminuição no consumo como uma das consequências. 

Qual a relação do consumo consciente com o skincare?

Saúde

Entender a beleza como uma manifestação de saúde é um ato que amplia a consciência na hora de escolher seus produtos de skincare. Priorizar aqueles com ingredientes seguros, que favoreçam a saúde da pele e sejam livres de substâncias potencialmente tóxicas, como ftalatos e fragrâncias, é uma das formas de fazer escolhas inteligentes e direcionadas para o consumo consciente.

Meio ambiente

Você pode logo lembrar do descarte de embalagens quando associa os impactos do skincare no meio ambiente. O aumento da produção de lixo é sim um ponto importante. Mas, existem outras questões quase que “invisíveis”, como as substâncias que estão na formulação dos cosméticos e que permanecem no ambiente, interferindo nos ecossistemas.

Um bom exemplo são os microplásticos. Sabe aquelas microesferas utilizadas nos esfoliantes? Pois bem, muitas marcas utilizam plástico para produzi-las. Quando lavamos o rosto ou o corpo, essas micropartículas seguem um rumo pelo sistema de saneamento e muitas vezes chegam na cadeia alimentar de peixes e outros animais marinhos. Seguindo o exemplo, optar por esfoliantes com microesferas orgânicas é uma alternativa para reduzir os impactos do skincare no meio ambiente, como sementes de damasco.

Conhecimento

Perceber como está a pele, pesquisar sobre os ingredientes das fórmulas e sobre os princípios da marca escolhida são atitudes que aumentam o conhecimento necessário para ter um comportamento mais consciente antes de comprar seus produtos. 

Assim, você coloca com segurança no carrinho os cosméticos com nutrientes que sua pele realmente precisa, e compreende melhor a composição dos cosméticos.

Economia

Outro ponto que conecta o consumo consciente com o skincare é analisar nossas escolhas por um olhar econômico. Tirar o foco da quantidade e dos preços de cosméticos e colocá-lo na qualidade, na durabilidade, nos resultados comprovados e nas ações multifuncionais dos produtos é um caminho para que suas escolhas tenham um impacto econômico mais favorável, tanto para você quanto para o ambiente.

A tendência da beleza consciente

Atualmente, existe uma tendência chamada de beleza consciente, que traz o comportamento de consumo com consciência e sabedoria para o mercado dos cosméticos. 

Segundo uma publicação da Euromonitor, o movimento culmina na compreensão das necessidades individuais dos consumidores e do ambiente que os rodeia. 

Isso significa que a tendência leva as marcas a adotarem uma abordagem personalizada e direcionada aos cuidados da pele, baseada no entendimento dos consumidores sobre o seu tipo de pele e condições pessoais. Também, o consumo ético e ecológico passa a ser considerado, o qual cresceu no estilo de vida dos consumidores nos últimos anos.

O futuro da beleza

Em um recente painel com 25 especialistas do setor, foi sugerido que o futuro da beleza é consciente, ético, sustentável, enraizado na transparência. Ainda, foi destacado que a indústria da beleza tem potencial para criar impactos positivos para os consumidores, o meio ambiente e as gerações futuras.

5 dicas práticas de consumo consciente para o seu skincare

Mas como praticar o consumo consciente diante de tantas oportunidades para garantir os seus produtos de skincare? Veja algumas dicas:

  1. Planeje-se: pesquise antes ou faça uma listinha do que você precisa ou quer comprar no momento. Focar nesses itens ajudará a evitar compras por impulso, que são potencializadas pelo senso de urgência de promoções comerciais.
  2. Priorize a qualidade à quantidade: enquanto os produtos de alta qualidade podem ter um custo inicial mais alto, eles tendem a durar mais tempo, pois uma pequena quantidade é suficiente para obter benefícios. Isso resulta em economia a longo prazo.
  3. Pesquise sobre a empresa: parte do conceito de consumo consciente é entender os princípios da marca que você consome. Pesquise sobre a empresa, sua responsabilidade social e ambiental e confira as certificações que asseguram essas informações.
  4. Pense a longo prazo: considere o ciclo de vida dos produtos que você quer comprar. Considere a durabilidade ou aproveite para adquirir produtos de uso contínuo pagando menos.
  5. Faça escolhas mais conscientes: comprar com consciência é olhar para o todo, nos impactos na nossa vida, na sociedade e no meio ambiente, buscando um equilíbrio entre os nossos desejos e a sustentabilidade.

A Noorskin é uma marca que tem seus princípios fortemente associados ao consumo consciente. Para saber mais, conheça a nossa essência.

POWER, Lynn. The future of beauty is conscious: insights from industry experts. 2023. Disponível em: <https://beautymatter.com/articles/the-future-of-beauty-is-conscious>. Acesso em: 10 de dezembro de 2023.

Conscious consumerism shapes key themes in beauty. Euromonitor International, 2021. Disponível em: <https://www.euromonitor.com/article/conscious-consumerism-shapes-key-themes-in-beauty>. Acesso em 10 de dezembro de 2023.

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