EWG: como saber se o cosmético que você usa é seguro?

Mind
Atualizado em 07.11.2023 | Postado em 25.08.2022
12 min. de leitura Compartilhe este post

Tantas questões aparecem quando pesquisamos sobre cosméticos mais seguros, não é mesmo? Saiba que há uma organização inspiradora que segue os mais altos critérios de saúde e segurança mundiais, para que você tenha acesso a produtos com essa característica. Prepare-se para se encantar com o trabalho da EWG.

single-image

Ao adotar uma rotina de skincare, você provavelmente deve ter se deparado com uma quantidade enorme de produtos e marcas diferentes, com promessas iguais ou muito semelhantes. 

São tantos cosméticos no mercado que, sem a ajuda de um profissional, comprar algo para a pele pode ser uma tarefa desafiadora. Mais ainda quando a intenção é aliar eficiência e saúde. 

Como escolher algo que realmente mantenha a pele saudável e, ao mesmo tempo, proteja o corpo de ingredientes que podem contribuir para o aumento da carga tóxica no organismo?

A resposta é: contando com um grupo de trabalho como o EWG. Prossiga no texto e entenda o que é, como atua e de que forma a organização pode auxiliar você a fazer escolhas mais seguras para o seu dia a dia.

O que é o EWG?

O Environmental Working Group, cuja tradução literal é “Grupo de Trabalho Ambiental”, é uma comunidade internacional sem fins lucrativos, que reúne cientistas, advogados e especialistas em políticas, comunicação e dados, com o objetivo de proteger a saúde pública e o meio ambiente.

Criado em 1993, o EWG reúne diversas iniciativas com a missão de capacitar as pessoas por meio de pesquisas inovadoras. Assim, acredita-se que elas poderão fazer escolhas seguras, viver com saúde e em um ambiente mais equilibrado.

Com diversas áreas de atuação, o grupo defende que todas as pessoas têm o direito de saber o que estão consumindo. Por isso, reúne e compartilha informações sobre diversos produtos, ingredientes e alguns setores, alertando para questões relacionadas a substâncias presentes no mercado que apresentam níveis de toxicidade.

Áreas de atuação

O EWG permeia boa parte da cadeia produtiva ao pesquisar, incentivar a produção limpa e educar os consumidores para que os produtos escolhidos diariamente sejam aliados da saúde e do meio ambiente. 

Por isso, atua em diferentes áreas, como comida, água, cosméticos, produtos de cuidado pessoal, químicos tóxicos, entre outros.

Como o EWG pode ajudar na escolha de cosméticos mais seguros?

Sempre respaldados por meio de estudos e pesquisas inovadoras, o grupo capacita os consumidores com conhecimento, informação e ferramentas para que possam fazer escolhas conscientes, com mais saúde e menos toxicidade, como:

  • o EWG Verified™: um selo que certifica cosméticos e produtos de cuidado pessoal, facilitando a escolha dos consumidores por aqueles livres de ingredientes que preocupam o EWG;
  • o Skin Deep®: um site que reúne dados e informações sobre milhares de produtos, marcas e ingredientes cosméticos disponíveis no mercado e os classifica de acordo com a sua segurança em relação à saúde humana;
  • o Healthy Living: um aplicativo que reúne um banco de dados sobre diversos produtos, inclusive cosméticos, com o intuito de auxiliar as pessoas em suas escolhas diárias (ainda não disponível no Brasil);
  • e os guias do consumidor: materiais com informações e a visão de especialistas sobre produtos e ingredientes utilizados nas diversas indústrias, com o intuito de que as pessoas possam fazer as suas escolhas de forma mais consciente. 

O que significa o selo EWG Verified™?

Imagem do selo EWG Verified.

Significa que o produto certificado com o selo foi verificado por uma equipe de cientistas e atende aos rigorosos padrões do EWG. Por meio dele, as empresas precisam aderir a todos os critérios exigidos para obter a certificação e ter transparência total com seus consumidores, revelando informações muitas vezes ausentes nos rótulos dos produtos.

Ou seja, ao ver o selo, o consumidor automaticamente compreende que se trata de um produto mais transparente e sem os ingredientes que preocupam o EWG.

Critérios de avaliação

Os critérios de avaliação envolvem uma variedade de padrões relacionados à saúde humana, especialmente em relação aos ingredientes dos produtos, embalagens e rótulos.

Para certificar um produto, o EWG exige das empresas uma série de dados e laudos acerca das matérias-primas e formulações para garantir que o produto atende às diretrizes mais estritas existentes nas normas de segurança de ingredientes do mundo. Por exemplo, se determinado ingrediente é permitido em uma concentração de 0,5% nos Estados Unidos e 0,3% no Japão, o EWG irá se basear no critério mais rigoroso para sua certificação (nesse caso, 0,3%).  

Ainda, ao buscar o certificado, a empresa precisa concordar em realizar testes aleatórios para garantir que todos os critérios do EWG estão sendo atendidos. O processo completo para a avaliação de um produto pode durar meses.

Por que usar Skin Deep® do EWG?

Usar o Skin Deep® é uma forma prática de proteger a sua saúde e a da sua família da exposição diária de produtos cosméticos e de higiene pessoal que podem conter ingredientes tóxicos. Lançado em 2004, o banco de dados reúne informações sobre mais de 89.000 itens de cuidados pessoais, 2.800 marcas e 2.000 produtos com o selo EWG Verified™. 

Nele, é possível realizar pesquisas sobre ingredientes, marcas ou produtos. Cada um deles recebe uma pontuação diferente de acordo com o perigo e a disponibilidade de dados.

Mas qual a diferença entre os produtos cadastrados no Skin Deep® e os com selo EWG Verified™?

Obter o selo EWG Verified™ parte do interesse das indústrias ou marcas em certificar seus produtos, garantindo ao consumidor o que há de melhor para a sua saúde. 

Já os produtos cadastrados no banco de dados, mas que não possuem o selo, foram avaliados por iniciativa do próprio EWG, baseado unicamente na composição disponível no rótulo. 

Em ambos os casos, o produto é avaliado e recebe uma pontuação de acordo com o risco que representa para a saúde humana

Entenda a pontuação

Ao acessar Skin Deep® e pesquisar por determinado produto, ingrediente ou marca, você irá observar que há uma pontuação relacionada a ele, de acordo com duas escalas: perigo e disponibilidade de dados.

A pontuação de perigo reflete todos os impactos à saúde relacionados aos ingredientes. A escala varia de 1 a 10, sendo 1 baixo risco e 10 alto. Ou seja, ingredientes e produtos com notas entre 1 e 2 são bem avaliados e oferecem um risco baixo de toxicidade, enquanto os com notas acima de 7 podem ser prejudiciais à saúde.

Escala de pontuação EWG de acordo com o perigo dos ingredientes.
Escala de pontuação EWG de acordo com o perigo dos ingredientes.

Observe ainda, que os produtos com selo EWG Verified™ estão acima da nota 1, que já é excelente em relação à saúde e segurança dos consumidores. Isso significa que eles podem ser comprados com ainda mais tranquilidade, pois contêm o que há de melhor no mundo dos cosméticos. 

Já a disponibilidade de dados, considera dois fatores: o escopo de dados contidos no Skin Deep® e  o número de estudos científicos publicados sobre os ingredientes. Essa informação também é importante para garantir que as avaliações foram realizadas com base em evidências. Ou seja, ela reflete o que os cientistas sabem ou não sobre determinado ingrediente que compõe um cosmético.

Escala de pontuação EWG de acordo com a disponibilidade de dados dos ingredientes.
Escala de pontuação EWG de acordo com a disponibilidade de dados dos ingredientes.

Para que servem os guias do consumidor?

Os guias do consumidor são ferramentas disponíveis no site do EWG, que correspondem ao primeiro banco de dados do mundo, contemplando a visão de especialistas sobre milhares de produtos e ingredientes utilizados diariamente. 

Por meio deles, as pessoas podem buscar informações sobre produtos de cuidado pessoal, de higiene e de limpeza, alimentos, água potável, utensílios domésticos, entre outros.

O objetivo é facilitar o acesso a informações que auxiliem o consumidor na hora da compra. Com alguns cliques ou ao visualizar o selo EWG Verified™ é possível identificar se determinado produto é mais seguro e livre de componentes tóxicos que podem prejudicar a saúde. 

Qual a importância de usar cosméticos seguros?

Embora o organismo humano conte com um sistema de desintoxicação natural e eficiente, a bioacumulação de toxinas pode causar um fenômeno conhecido como body burden. Traduzindo, literalmente, isso significa “carga corporal”.

Trata-se de um acúmulo de toxinas a que o corpo está exposto diariamente. Esses elementos potencialmente nocivos chegam ao corpo por uma variedade de fontes, incluindo o meio ambiente, os alimentos, a água, os cosméticos e os produtos de limpeza.

Por isso, usar cosméticos com ingredientes mais seguros contribui para reduzir essa exposição à carga tóxica no organismo, além de oferecer alternativas mais eficientes e saudáveis para cuidar da pele.

Por que ler os rótulos dos produtos antes de comprar?

Ler os rótulos com atenção é uma boa prática para escolher produtos seguros e saudáveis. Embora existam iniciativas como as do EWG para auxiliar os consumidores, ainda há uma enorme variedade de ingredientes e produtos no mercado a serem pesquisados e classificados.

Vale destacar que no mercado dos cosméticos, o grupo avalia produtos tópicos. Assim, opções como os nutricosméticos, por exemplo, não podem ser certificados com o selo EWG Verified™ por serem de uso oral. 

Já para os produtos cosméticos de uso tópico, o selo é a garantia de uma fórmula livre de substâncias que possam agredir a pele e prejudicar a saúde.

EWG como inspiração

Usando os achados científicos mais recentes e o banco de dados do EWG como referência, os produtos da Noorskin atendem aos critérios mais rigorosos do mundo em segurança de ingredientes mesmo antes de buscar a certificação EWG Verified™. 

Foi assim que o desejo de criar produtos livres de ingredientes com toxicidade, que nutrissem a pele e a ajudassem a recuperar sua resiliência natural se tornou realidade.

Se você ainda não conhece os produtos da Noorskin, aproveite para conferir a nossa linha completa.

natural_light

Natural Light

Sérum facial hidratante

R$ 240,00
moonlight

Moonlight Repair

Hidratante facial noturno

R$ 340,00
fresh_start

Fresh Start

Gel de limpeza facial

R$ 90,00
daylight

Daylight Vitality

Hidratante facial diurno

R$ 340,00

Outros conteúdos feitos para você

Shop