Skincare: guia de cuidados diários para o equilíbrio da pele

Skin, Soul
Atualizado em 04.11.2025 | Postado em 04.05.2022
21 min. de leitura Compartilhe este post

Quando você entende como sua pele funciona e o que ela precisa, adotar uma rotina de skincare vai além de uma questão de beleza. Ela se transforma em cuidado e saúde. Fique com a gente e entenda o porquê.

single-image

Uma boa rotina de skincare, que pode ser simples ou mais completa, é fundamental para que a pele esteja em equilíbrio e desempenhe uma das suas principais funções: atuar como uma barreira de proteção contra a poluição, a radiação UV, os efeitos da luz azul, o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce.

Mas, afinal, como montar uma rotina eficiente? Quais etapas não podem faltar e como escolher produtos realmente eficazes? Neste guia, reunimos tudo o que você precisa saber para começar ou aperfeiçoar o seu skincare diário.

O que é skincare?

Skincare nada mais é do que cuidar da pele para que ela se mantenha saudável e ofereça o máximo de proteção ao nosso corpo. Na prática, o termo se refere ao conjunto de hábitos e produtos usados no dia a dia para limpar, hidratar, tratar e proteger a pele.

Uma rotina consistente e com os produtos adequados é capaz de trazer benefícios como melhora da hidratação, diminuição da sensibilidade, fortalecimento da barreira cutânea, luminosidade e a prevenção/redução dos sinais de envelhecimento.

Skincare e bem-estar

E não para por aí. Além da aparência e da saúde da pele, skincare é também sobre bem-estar. Um estudo publicado no Cosmetics mostrou que uma rotina consistente de cuidados impacta positivamente a qualidade de vida, aumentando a autoestima, a vitalidade e a percepção de autocuidado. 

Isso, porque mulheres que seguiram uma rotina de skincare simples, por 28 dias, relataram não apenas a melhora da pele, mas também mais autoconfiança, sensação de energia e até empoderamento no dia a dia. 

E sabe o que é mais curioso? Esses efeitos positivos permaneceram mesmo após a interrupção do uso dos produtos e foram observados de forma mais intensa por mães com bebês de até 2 anos. Possivelmente porque, para elas, dedicar esse tempo para si funcionou como um momento de “respiro”, autocuidado e conexão.

Qual é a diferença entre skincare diurno e noturno?

Se até hoje você pensou que não havia diferença, está na hora de mudar essa visão, e vamos lhe explicar o motivo. Não é novidade que o ciclo circadiano conduz as funções do organismo e comanda o ritmo de como as células trabalham. Pois bem, assim como o nosso corpo, a pele também funciona em ciclos e apresenta um biorritmo próprio.

Por ser o maior órgão do corpo e estar em contato direto com o ambiente externo, a pele apresenta oscilações e recebe diferentes estímulos durante o dia e a noite, especialmente porque as células epiteliais apresentam “relógios” autônomos que recebem e geram sinais relacionados ao tempo.

E o que isso significa?

Significa que, devido a essa sincronia com o ciclo circadiano, a pele precisa de cuidados específicos no período de 24 horas. Ou seja, durante o dia o foco deve estar na proteção contra a poluição, os raios UV, os efeitos da luz azul e outros agentes agressores. Já à noite, a pele entra em um processo de reparação e renovação celular, tornando o momento ideal para potencializar a hidratação e a nutrição cutânea.

Resumindo, o que sua pele precisa é:

  • skincare diurno: limpeza suave, hidratação e proteção solar;
  • skincare noturno: limpeza profunda, ativos de tratamento (antioxidantes e que atuam na estrutura da pele) e hidratação intensa.

Existe uma rotina de skincare ideal?

Skincare é algo muito particular e deve se encaixar no seu dia a dia. É um momento de autocuidado, que exige atenção e carinho. Por isso, o primeiro passo é entender o seu tipo de pele (oleosa, seca, normal ou mista), o momento da sua pele (jovem ou madura), como ela está (sensível, irritada, ressecada ou acneica) e o que precisa.

Ela pode não ser uma pele seca, por exemplo, mas pode estar desidratada ou ressecada por algum motivo, como exposição solar prolongada ou clima excessivamente frio. Logo, os cuidados precisam ser adequados a esse momento.

Também vale adaptar a rotina de cuidados ao seu estilo de vida. Isso ajuda a manter a consistência no seu skincare. Enquanto algumas pessoas preferem uma rotina minimalista, com poucos passos e fórmulas multifuncionais, outras optam pelas mais completas, com foco no tratamento e no controle de condições específicas como acne e manchas.

Independente da escolha, algumas etapas são essenciais como veremos a seguir.

Etapas da rotina de cuidados com a pele

Uma rotina de skincare é construída de forma progressiva, em etapas que se complementam. Cada passo tem uma função, seja limpar, tratar, hidratar ou proteger, garantindo resultados mais consistentes ao longo do tempo. Confira a seguir as principais etapas recomendadas por dermatologistas e qual a importância de cada uma delas.

1. Limpeza

Remove as impurezas e resíduos acumulados na pele, assim como o excesso de oleosidade. Um cuidado especial na hora da limpeza é utilizar produtos com tensoativos suaves (que não deixam aquela sensação de pele repuxada), com pH próximo ao fisiológico e que preservem o equilíbrio do microbioma da pele e a integridade da barreira cutânea.

Também é importante evitar água muito quente, fazer movimentos gentis ao limpar a pele e não esfregar a toalha na hora de secar (o ideal é secar com batidas leves).

2. Esfoliação

Limpa a pele profundamente, remove as células mortas, estimula a renovação celular e aumenta a absorção dos produtos que serão usados nas próximas etapas, preparando a pele para receber os ativos dos séruns e cremes hidratantes, por exemplo. 

Ela pode ser realizada uma a duas vezes por semana, sempre após a limpeza da pele. Depois de aplicar o esfoliante, massageie a pele de forma delicada e com movimentos circulares, evitando a área dos olhos e as regiões lesionadas. Por fim, enxágue bem a face com água para remover todo o produto.

3. Tonificação

O uso de tônico ou de água micelar, assim como a esfoliação, é uma etapa complementar à limpeza da pele. Entre as suas funções, a tonificação pode regular o pH, auxiliar o fechamento dos poros, reduzir a oleosidade e remover os restos das impurezas que estão nas camadas mais profundas da pele e que o sabonete não consegue retirar. 

A escolha entre o tônico e a água micelar irá depender do estado da pele. Por realizar uma limpeza mais profunda, o tônico é indicado para peles mais oleosas e com acne. Já a água micelar pode ser uma boa opção para peles mais sensíveis ou secas.

4. Tratamento

Essa talvez seja uma das etapas mais personalizadas da sua rotina. Isso, porque você pode adicionar ativos e nutrientes com tecnologias que trabalham a favor da sua pele e tratam condições específicas, como prevenir ou tratar os primeiros sinais do envelhecimento (flacidez, rugas e linhas de expressão) e aumentar a luminosidade, melhorar a textura ou dar aquele up na hidratação.

Entre os produtos mais indicados para essa etapa estão os séruns, cosméticos com textura leve e alta concentração de ativos. São fórmulas desenvolvidas para serem absorvidas facilmente pela pele e potencializar resultados. Eles devem ser usados sempre antes do hidratante, tanto na rotina diurna quanto noturna.   

5. Hidratação

Deixa a pele mais macia, nutrida, protegida e com mais viço. A hidratação é uma etapa fundamental para os cuidados com o manto hidrolipídico, uma barreira protetora localizada na camada mais externa da nossa pele. 

Como o próprio nome sugere, o manto hidrolipídico é formado por água e óleo e abriga várias outras substâncias que atuam na defesa e na saúde cutânea. Isso, porque ele ajuda a manter a pele mais flexível e a evitar a perda de líquidos, além de agir como um escudo protetor contra microrganismos patogênicos. Logo, uma pele hidratada é uma pele saudável.

Essa etapa é indicada para todos os tipos de pele, mesmo para quem possui oleosidade excessiva (lembre-se: óleo é uma coisa, água é outra). Estudos mostram que o uso de hidratante diário por pessoas que têm a pele seca, por exemplo, melhora características físicas como fissuras, descamação e vermelhidão, além de trazer mais conforto e bem-estar. Ou seja, a hidratação e o cuidado diário têm também um papel terapêutico e protetivo para a pele. 

6. Proteção

Protege a pele contra os efeitos da radiação e da poluição. Isso mesmo! Não se trata apenas do sol. Além dos raios UVA e UVB, nossa pele é exposta diariamente à luz azul dos aparelhos eletrônicos, à luz artificial das lâmpadas e à poluição ambiental, agentes agressores que contribuem para a produção de radicais livres que, em excesso, impactam o funcionamento e a saúde da pele.

Por isso, a importância de usar um bom protetor solar de amplo espectro diariamente, mesmo nos dias nublados e em ambientes fechados. Essa é a última etapa do seu skincare diurno. O protetor deve ser aplicado sempre após o hidratante e antes da maquiagem.

Entre os principais benefícios de proteger a pele todos os dias estão:

  • prevenir o envelhecimento precoce;
  • reduzir o risco de doenças, como o câncer de pele;
  • controlar o surgimento de manchas;
  • evitar queimaduras solares;
  • manter a barreira cutânea saudável.

Produtos de skincare Noorskin: fórmulas seguras, multifuncionais e com eficácia clínica comprovada

Imagem da linha completa dos produtos Noorskin para skincare e bodycare.

Na Noorskin, cada produto é desenvolvido com base em muita pesquisa, ciência e tecnologia. Suas fórmulas multifuncionais combinam ingredientes poderosos e seguros que agem em sinergia para potencializar as respostas naturais da pele, atuando sempre a favor da saúde do corpo e do meio ambiente.

Desenvolvidos para todos os tipos de pele, os produtos Noorskin também possuem eficácia comprovada por meio de estudos clínicos e testes dermatológicos que garantem resultados reais e muita segurança. Conheça a nossa linha cleanical e transforme o seu skincare diário!

Principais dúvidas sobre Skincare

Como começar uma rotina de skincare?

Se você ainda não tem o hábito de cuidar da pele, a sugestão é iniciar por uma rotina minimalista. Comece pelo básico – limpeza, hidratação e proteção – e tenha consistência, ou seja, pratique esse passo a passo todos os dias pela manhã e à noite (exceto o protetor solar, que é dispensável para uso noturno).

Também vale apostar em produtos multifuncionais, ou seja, aqueles que trazem diversos benefícios em uma única fórmula e se adaptam bem a todos os tipos de pele. Siga essa rotina por um tempo, observe os resultados e, aos poucos, adicione outras etapas, como esfoliação e tratamento.

Qual é a ordem correta dos produtos de skincare?

Os produtos de skincare devem ser utilizados na seguinte ordem:

Gel ou espuma facial (uso diário);
Esfoliante (uso semanal);
Sérum (uso diário);
Hidratante facial (uso diário);
Protetor solar (uso diário).

Seguir essa ordem é importante para que os ingredientes presentes em cada um dos produtos possam atuar nas condições ideais para entregar todos os seus benefícios.

Preciso usar protetor solar mesmo em dias nublados?

Sim, é preciso proteger a pele todos os dias, pois além da radiação solar que atravessa as nuvens e até os vidros das janelas, a pele está exposta a outros agressores como a radiação infravermelha, a poluição e a luz azul. Além de provocar o envelhecimento precoce da pele, muitos desses agentes agressores também podem causar doenças e manchas.

Skincare é diferente para homem e mulher?

Embora existam diferenças entre a pele feminina e a masculina, as etapas e mesmo os produtos da rotina de skincare podem ser iguais para ambos. O que vale mesmo é ter consistência nos cuidados e entender o que a sua pele precisa para se manter saudável. Nesse sentido, os produtos cleanical são ótimas opções, pois apresentam fórmulas testadas clínica e dermatologicamente para oferecer benefícios reais e com segurança para todos os tipos de pele.

Posso usar hidratante corporal no rosto?

Não é o mais indicado. Apesar de o hidratante corporal e o facial terem a mesma função (repor e manter a hidratação da pele), eles apresentam fórmulas diferentes. Isso, porque a pele do rosto é mais delicada e sensível, exigindo cuidados específicos.

Ainda, a maioria dos hidratantes corporais costumam ter fragrâncias e ingredientes comedogênicos, que podem obstruir os poros ou causar irritações quando aplicados no rosto. O pH da pele facial também é diferente do pH do corpo, e usar produtos corporais pode desestabilizar esse equilíbrio natural e comprometer a saúde da pele.

Quantas vezes por semana é preciso fazer skincare?

O skincare básico (limpeza, tratamento, hidratação e proteção) deve ser uma prática diária, realizada preferencialmente em dois momentos, pela manhã e à noite. Apenas algumas etapas específicas, como a esfoliação, podem ser feitas uma ou duas vezes por semana, de acordo com as necessidades da sua pele.

ZHANG L, et al. The impact of routine skin care on the quality of life. Cosmetics, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.3390/cosmetics7030059>. Acesso em: 07 de outubro de 2025.

DIAZ D, et al. The effect of cleansers on the skin microbiome. Practical Dermatology, 2020. Disponível em: <https://practicaldermatology.com/youngmd-connect/resident-resource-center/the-effect-of-cleansers-on-the-skin-microbiome/23269/>. Acesso em: 07 de outubro de 2025.

KIM S, et al. A consistent skin care regimen leads to objective and subjective improvements in dry human skin: investigator-blinded randomized clinical trial. 

The Journal of Dermatological Treatment, 2022. Disponível em: <https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7529700/>. Acesso em: 07 de outubro de 2025.

DEL ROSSO JQ, LEVIN J. The clinical relevance of maintaining the functional integrity of the stratum corneum in both healthy and disease-affected skin. Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, 2011. Disponível em: <https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3175800/>. Acesso em: 08 de outubro de 2025.

FURUKAWA JY, et al. Skin impacts from exposure to ultraviolet, visible, infrared, and artificial lights – a review. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 2021. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34669525>. Acesso em: 08 de outubro de 2025.

MANCUSO JB, et al. Sunscreens: an update. American Journal of Clinical Dermatology, 2017. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28510141/>. Acesso em: 08 de outubro de 2025.

fps_urbcan_care_570px

Urban Suncare

Protetor solar facial multifuncional

R$ 200,00
light_velvet_primaria_1007x888px

Light Velvet

Espuma facial de limpeza

R$ 154,00
daylight

Daylight Vitality

Hidratante facial diurno

R$ 340,00
beauty-structure

Beauty Structure

Sérum Firmador

R$ 240,00

Outros conteúdos feitos para você

Shop