Uma das formas de acompanhar as novidades para skincare e bodycare é conhecer as tendências do mercado da beleza. Para acompanhar o que vem por aí, é importante pontuar que o cenário atual está em transformação, no qual a tecnologia, o bem-estar e a autenticidade estão se posicionando como prioridades. E isso, muito possivelmente, vai interferir nos produtos que você usa para cuidar da pele.
Para entender o que vai ganhar força em 2026, reunimos as principais tendências de acordo com as previsões globais da Mintel, considerada uma das principais agências de inteligência de mercado do mundo. Confira!
As 3 megatendências que guiam o futuro da beleza
Os próximos anos prometem muitas mudanças relevantes para o mercado de beleza. A transformação principal será na forma como enxergamos e nos importamos com a saúde cutânea, tornando esse relacionamento mais aprofundado.
De acordo com o relatório, a nova abordagem destaca cuidados com a pele de uma forma mais inteligente, personalizada e sustentável. Por isso, fórmulas limpas e multifuncionais e ativos que fazem parte de tratamentos com efeitos a curto e longo prazo se tornam ainda mais importantes, além das experiências sensoriais que proporcionam.
Somado a isso, o foco não está somente nos produtos aplicados sobre a pele, mas em um cuidado que vem de dentro para fora, a nível celular.
Nesse cenário, Mintel destaca as 3 principais tendências de Beleza e Cuidados Pessoais para 2026:
- Beleza metabólica: a prioridade não é mais o efeito imediato e a estética superficial. A beleza metabólica traz um olhar mais voltado à saúde a nível celular. A busca é pelo bem-estar interno que reflete externamente.
- Sinergia sensorial: o sensorial deixa de ser apenas um detalhe e vira um diferencial do cosmético. Textura, aroma e toque passam a influenciar a percepção de cuidado.
- Além do algoritmo: cresce a preferência pela beleza imperfeita e mais humana, com mais transparência, pele real e dispensando a padronização de filtros.
Tendência 1: Metabolic Beauty (beleza metabólica) — Quando ciência e bem-estar se encontram na pele
Os especialistas destacam que deve crescer a ideia de que pele bonita é pele resiliente, estável e saudável. Ao invés de priorizar apenas a aparência, muitas marcas passam a falar de energia celular, reparo e barreira cutânea, conectando skincare com a saúde metabólica.
Nesse caminho, há um crescimento de rotinas personalizadas que se ajustam a fases do corpo e do ambiente. Com mais acesso a dados e avaliações, a tendência é que a escolha do produto seja baseada em uma necessidade real da pele naquele momento.
Além disso, o relatório destaca que o consumidor quer evidências, segurança, personalização e ciência acessível para cuidar da pele.
Podemos dizer que essa não é apenas uma tendência de produtos, mas a redefinição da beleza, em que o skincare passa a ser visto como parte de uma rotina preventiva e de saúde. A pele se torna o reflexo do estilo de vida e seu metabolismo ganha protagonismo.
“Desta forma, cresce ainda mais o desejo por iniciativas como a cleanical beauty, a evolução da beleza limpa que une ciência, segurança e alta performance.”
Os consumidores esperam produtos além da finalidade de uma beleza superficial, que reflitam também sua saúde interna e sejam baseados em evidências e preventivos. A Noorskin está nessa trajetória e se posiciona como uma marca cleanical beauty, com produtos que respeitam os ciclos e a integridade da pele.
Destaques
- A pele será vista como um biomarcador.
- Integração entre saúde preventiva e skincare.
- Suplementos, testes e biomarcadores em alta.

Tendência 2: Sensorial Synergy (sinergia sensorial) — O poder do skincare multissensorial
A segunda tendência destaca a experiência de uso como parte do resultado. Não é só o que o produto faz na pele, mas o que ele proporciona desde a sua aplicação. Conforto, toque, leveza e sensação de pele protegida. Os consumidores desejam fórmulas que os façam se sentir bem, não apenas parecer bem.
Assim, a sensorialidade cresce para outro patamar e passa a fazer parte da performance: quando texturas inteligentes, aromas terapêuticos e toques relaxantes ou energizantes elevam o skincare. O sensorial se transforma com novos avanços tecnológicos para experiências mais imersivas.
“Aqui na Noorskin, incentivamos rituais sensoriais de conexão, como o mindful skincare, banho premium e rotinas que reduzem o estresse e aumentam a presença, contribuindo para a regulação emocional, calma e bem-estar.”
Destaques
- Skincare que estimula os 5 sentidos.
- Vão estar em alta fragrâncias funcionais, texturas terapêuticas, sons, luz, infravermelho, realidade virtual e outros exemplos sensoriais.
- Skincare visto como ferramenta emocional.
Beleza não é só aparência, mas também é como nos sentimos. E os dados globais reforçam essa ideia, acompanhe:

Tendência 3: Beyond the Algorithm (além do algoritmo) — A autenticidade humana no skincare
Após anos de uso de filtros nas redes sociais e da busca para evitar o envelhecimento, o acolhimento à autenticidade será uma das tendências dos próximos anos. A ideia é abraçar as imperfeições, promovendo o crescimento do envelhecimento saudável e da naturalidade.
Indo na contramão da estética padronizada, cresce o interesse por uma beleza mais honesta. Pele com textura, poros visíveis e sinais reais celebram o humano, construindo confiança e relevância emocional, gerando uma conexão genuína em um autocuidado mais possível e até mesmo luxuoso.
Segundo o relatório da Mintel, os consumidores passam a rejeitar o artificial e a estética perfeita criada pela inteligência artificial e definida por algoritmos. Essa tendência busca a celebração pelo individual, o que cada pessoa tem de único deve ser acolhido e não rejeitado.
Além disso, há a valorização do toque humano. Isso significa que a tecnologia continua presente, mas ao invés de criar um padrão inalcançável, seu uso é para potencializar o que é humano, e não ofuscar.
Rotinas realistas ganham mais destaque, assim como as fórmulas que respeitam o tempo e as características naturais da pele. Somado a isso, a escolha por produtos se torna mais consciente, com preferência por aqueles em que os fabricantes possuem compromisso com a transparência.
Destaques
- Consumidores cansados de IA, filtros e imagens artificiais.
- Valorização de imperfeições, processos manuais e storytelling real.
“A Noorskin desenvolve produtos well-aging, que focam no envelhecimento saudável, ao invés da busca pelo antienvelhecimento, e expõe os ingredientes das suas formulações sob o olhar da beleza limpa e a favor da saúde, deixando de lado muitos ingredientes nocivos que costumam aparecer nos cosméticos convencionais.”

Minimalismo funcional — Skinimalismo 3.0
Além das tendências apontadas pelo relatório da Mintel, há um movimento que vem ganhando forma e ao qual a Noorskin está alinhada. O Skinimalismo 3.0 representa a evolução do skincare minimalista: menos etapas, mais intenção, eficácia, personalização e resultados reais.
O conceito une o minimalismo funcional às abordagens sensorial e científica, entregando cosméticos e nutricosméticos eficazes, multifuncionais e alinhados ao bem-estar.
Tendências 2026 de ativos para cuidar da pele
Em 2026, também surge a tendência de ativos que contribuem com a integridade cutânea, com a proposta de cuidado in&out e com o objetivo de impulsionar a resiliência e a energia celular, além de promover a proteção diária contra fatores como o calor, poluição e estresse oxidativo.
- A coenzima Q10 ganha destaque por apoiar a energia celular e oferecer ação antioxidante, auxiliando a pele a lidar com os desgastes diários e dando suporte para a barreira cutânea.
- Aqui, os antioxidantes seguem como essenciais, agora com um foco maior contra a poluição, a radiação e o calor, impactando no viço e na uniformidade da pele. No Brasil, essa tendência de ativo é especialmente relevante pela presença constante desses fatores, o que aumenta o estresse oxidativo.
- Por fim, temos os peptídeos que atuam na comunicação celular, além de apoiar a firmeza e a regeneração da pele, melhorando a textura, densidade e aparência.
Skincare Trends: O que esperar até 2030
Até 2030 a beleza se transformará. O desejo será de equilibrar a tecnologia e o humano, buscando uma conexão mais real em um mundo cada vez mais automatizado.
Para 2030, segundo a previsão da Mintel para a indústria da beleza, teremos:
- Prevenção e personalização: rotinas mais guiadas por sinais e necessidades da pele (barreira, sensibilidade, exposição ao sol, estresse).
- Experiência com propósito: sensorial como parte do cuidado com produtos que ajudam a manter a rotina e o bem-estar.
- Humanização e transparência: menos perfeição e padrões inalcançáveis e mais clareza sobre processos, evidências e limites.
Principais insights das tendências
- Beleza focada na saúde metabólica.
- Pele como biomarcador de saúde e estilo de vida.
- Skincare integrado à prevenção e ao bem-estar.
- Crescimento do cuidado in & out (skincare + suplementos).
- Personalização baseada nas necessidades reais da pele.
- Alta demanda por evidências científicas e segurança.
- Consolidação da cleanical beauty.
- Fortalecimento da barreira cutânea e da resiliência.
- Ativos que estimulam energia e reparo celular.
- Sensorial como parte da eficácia do produto.
- Skincare como ferramenta emocional e antiestresse.
- Valorização da pele real e do envelhecimento saudável.
- Evolução do skinimalismo 3.0 (menos produtos, mais resultado, segurança e bem-estar).
Gostou da nossa seleção Skincare Trends 2026? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre cuidados com a pele e o mercado da beleza. Embarque nessa jornada de autocuidado, saúde e bem-estar com a gente.
Global beauty and personal care trends 2026. Mintel Group, 2026. Disponível em: <https://www.mintel.com/insights/beauty-and-personal-care/beauty-trends/>. Acesso em: 26 de dezembro de 2025.







