Well-aging: o conceito de envelhecer bem e cuidar da pele

Mind, Soul
Atualizado em 09.10.2025 | Postado em 27.10.2023
20 min. de leitura Compartilhe este post

Conheça a abordagem positiva que inspira uma nova visão para o envelhecimento saudável e como ela atua a favor da beleza.

single-image

Ter a consciência que envelhecer faz parte desta maravilha que é viver é o primeiro passo para encarar o assunto com empatia e bem-estar. Quando nos mantemos saudáveis durante o passar dos anos, podemos experienciar esse caminho melhor, agir a favor das respostas naturais do nosso corpo e da nossa pele e prevenir sinais de envelhecimento. 

Essa é a proposta do well-aging, um conceito para envelhecer com saúde, beleza e consciência.

O que é well-aging?

Well-aging significa “envelhecer bem”. É um termo que vem acompanhando as tendências de saúde e beleza e que está conectado com prevenção, hábitos saudáveis, nutrição adequada e com um olhar de aceitação e respeito para si.  

É uma visão positiva e consciente para o envelhecimento, um processo tão natural, mas que ainda costuma ser encarado de forma negativa. Além disso, envolve princípios de um envelhecimento bem-sucedido, como se reconhecer, aceitar a passagem do tempo e lidar com ela da melhor forma possível.

Well-aging no skincare

No skincare, o well-aging destaca a saúde, a resiliência e a beleza natural da pele diante do avanço da idade. A proposta é nutrir, reparar e proteger a pele, sentindo-se bem com ela ao longo da vida, além de manter hábitos saudáveis na rotina, que interferem na longevidade e na saúde cutânea.

O conceito reforça que uma pele bonita vem de uma pele saudável, e não necessariamente de uma pele perfeita.

Quais são as tendências mundiais relacionadas ao envelhecimento e aos cuidados com a pele?

Uma publicação da in-cosmetics Connect destacou 3 tendências mundiais relacionadas ao envelhecimento e aos cuidados com a pele dos anos 80 até os dias atuais. Acompanhe a timeline.

Anti-aging

Tendência nos anos 80 e 90. Os cuidados com o corpo eram direcionados para combater o envelhecimento e aparentar ser o mais jovem possível. Foi nessa época que surgiram as combinações de protetores solares com hidratantes, cremes antirrugas e tecnologias para estimular biomarcadores associadas a resultados anti-idade. É um conceito que se posiciona contra o avanço do tempo e de algo natural, que é envelhecer.

Pro-aging

O ano é 2010. Em contrapartida ao anti-aging, um movimento a favor da idade começa a “pipocar” e coloca a pele real em foco. Pro-aging está relacionado ao “envelhecimento positivo” ao aceitar os fatores cronológicos e biológicos percebidos na pele e se sentir bem diante deles.

Pre-aging

Uma década depois, em 2021, surge o termo pre-aging direcionado para a prevenção. Depois de anos de pandemia nos quais a saúde, a higiene e a prevenção foram reforçadas entre os nossos hábitos, esse movimento refletiu também nos cuidados com a pele no sentido de prevenir os sinais do envelhecimento. Também, é associado ao público mais jovem para retardar os primeiros sinais na pele, como manchas solares ou de acne.

Seguindo nesse contexto, podemos dizer que o well-aging soma o bem-estar e uma visão positiva para o envelhecimento no seu conceito, além da prevenção e nutrição adequada para cuidar da pele.

Por que envelhecer bem é importante para a sua pele?

Aqui temos uma via de mão dupla. Cuidar da pele pode ser uma prática que ajuda a envelhecer melhor, assim como os hábitos que nos fazem envelhecer bem são cruciais para a saúde cutânea.

Um estudo feito com idosas no Japão mostrou que os cuidados com a pele podem ajudar a melhorar a autoimagem e a emoção positiva no envelhecimento das mulheres residentes em lares de idosos. Os pesquisadores destacam que a melhora da autoimagem pode estar associada à melhora da saúde mental, além de aprimorar a comunicação social e cognitiva nesses indivíduos, levando ao aumento da saúde e da felicidade.

Também, hábitos saudáveis fazem parte das principais recomendações para envelhecer bem, como boas noites de sono, prática regular de atividade física, alimentação balanceada, boa hidratação e equilíbrio da saúde mental. Esses hábitos, além de colaborarem com a longevidade, são importantes para manter a pele saudável.

Quais são os pilares do well-aging?

Como você pôde observar até aqui, envelhecer é um processo natural e inevitável, mas a forma como vivemos esse percurso pode ser transformadora. É exatamente isso que o conceito de well-aging propõe, valorizar a passagem do tempo com saúde, beleza e vitalidade, priorizando escolhas que favoreçam o bem-estar da pele e do corpo em todas as fases da vida.

E a ciência tem revelado caminhos cada vez mais interessantes para que possamos alcançar esse objetivo, entre eles a epigenética, a nutrição de dentro para fora e de fora para dentro e algumas boas práticas de estilo de vida.

Epigenética e a longevidade da pele

Durante muito tempo, acreditava-se que o envelhecimento era definido principalmente pelos nossos genes. Hoje sabemos que o ambiente e o estilo de vida modulam profundamente a forma como esses genes se expressam. 

Esse fenômeno chama-se epigenética e pode ser influenciado por fatores como alimentação (dietas ricas em alimentos ultraprocessados, por exemplo), tabagismo e álcool, falta de atividade física, sono de má qualidade, estresse e exposição à radiação UV, à poluição e aos efeitos da luz azul.

Pesquisas mostram que mecanismos epigenéticos, como a metilação do DNA (uma modificação estrutural que pode “desligar” ou “ligar” genes), influenciam diretamente a velocidade com que nossa pele envelhece. Com isso, surge a ideia de idade biológica, que pode ser diferente da idade cronológica.

Na dermatologia, essa descoberta abre espaço para um futuro de cuidados mais personalizado, em que produtos cosméticos, tratamentos estéticos e até hábitos cotidianos (exercícios físicos, nutrição e equilíbrio do ciclo circadiano) podem modular assinaturas epigenéticas, ajudando a manter a pele mais jovem.

Alimentação e suplementação

O envelhecimento está diretamente ligado ao estresse oxidativo, e aqui entra a importância de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, principalmente vitaminas, minerais e antioxidantes.

Estudos mostram que vitaminas como A, C e E e minerais como zinco, cobre e selênio, além de compostos naturais como os polifenóis, atuam na neutralização de radicais livres e na proteção das células da pele. 

Além da ingestão de alimentos, suplementos e nutricosméticos bem formulados podem contribuir para uma boa nutrição de dentro para fora, oferecendo ativos que favorecem a síntese de colágeno, a firmeza e a luminosidade cutânea.

Sono reparador e ciclo circadiano da pele 

Durante a noite, a pele entra em um verdadeiro processo de reparação. É quando ocorre a produção de colágeno, a renovação celular e a restauração da barreira cutânea. Dormir bem não é apenas descansar o corpo, mas também sincronizar o ciclo circadiano da pele

Por outro lado, a falta de um sono de qualidade prejudica esse ritmo biológico, favorecendo as inflamações, o ressecamento e o aparecimento precoce de linhas finas e rugas. Garantir um sono de qualidade é um dos pilares mais importantes para envelhecer bem.

Atividade física regular e equilíbrio hormonal

O movimento também influencia a saúde da pele. A atividade física favorece a circulação sanguínea, oxigena os tecidos, melhora a resposta antioxidante e elimina impurezas e toxinas por meio do suor. Além disso, ajuda a regular níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse que, em excesso, acelera o envelhecimento cutâneo. Manter-se ativo também é uma forma de potencializar a vitalidade da pele ao longo dos anos.

Gestão do estresse e saúde mental

O estresse crônico é um acelerador silencioso do envelhecimento, principalmente porque aumenta a produção de radicais livres e desequilibra o sistema imunológico. Por isso, a importância de praticar técnicas de respiração e meditação, tirar um tempo para hobbies prazerosos e fazer pausas conscientes no dia a dia.

Essas práticas reduzem os impactos negativos e podem favorecer uma pele mais saudável. Afinal, o bem-estar psicológico também está relacionado à percepção positiva do envelhecimento, fortalecendo tanto a saúde mental quanto a autoimagem.

  • Não sabe por onde começar? Confira nosso conteúdo sobre tipos de autocuidado e aprenda a cuidar de si com mais amor e leveza.

Proteção contra fatores externos 

A poluição, a radiação UV e até a luz azul dos dispositivos digitais são gatilhos para o estresse oxidativo, a inflamação e outros fatores que podem desencadear o envelhecimento precoce da pele. Proteger-se desses fatores é fundamental dentro do conceito de well-aging.

Isso inclui o uso diário de protetor solar de amplo espectro, fórmulas antioxidantes tópicas e cuidados que reforcem a barreira cutânea. Mais do que evitar manchas e rugas, essa proteção atua em nível celular, preservando a vitalidade da pele a longo prazo.

Interesse em envelhecer bem: pele saudável x pele perfeita

Perceba como saúde, bem-estar e beleza estão permeando nossos hábitos. Uma publicação da Global Cosmetic Industry destacou o crescimento das rotinas de skincare seguras e mais simples (como o skinimalismo). 

Também, apresentou o aumento de produtos mais limpos no mercado, que atuam à favor da saúde, inclusivos, para atender pessoas em diferentes fases da vida (a menopausa, por exemplo), e para situações específicas, como perda de cabelo e afinamento da pele. Os produtos direcionados para o bem-estar também foram citados entre os que tiveram crescente interesse, além dos específicos para a pele.

Produtos multifuncionais

A consistência no skincare, muitas vezes, está na praticidade aliada à eficácia. Fórmulas multifuncionais, que unem hidratação, nutrição e proteção antioxidante em um único produto, representam não só conveniência, mas também abordagens inteligentes que respeitam a biologia da pele. Isso se conecta com a ideia de skinimalismo, ou seja, menos etapas, mais resultados, com foco em ativos que realmente entregam benefícios.

Fórmulas inteligentes

Fórmulas com ativos que atuam em sinergia para potencializar os benefícios para a pele. Nos últimos anos, a ciência tem mostrado, por exemplo, como o microbioma cutâneo, conjunto de microrganismos que vivem na nossa pele, é essencial para a saúde e o equilíbrio. Produtos que respeitam e fortalecem essa comunidade microbiana ajudam a manter a barreira cutânea íntegra e menos suscetível a problemas de pele.

Além disso, ativos inovadores que agem diretamente no metabolismo celular e na síntese de proteínas importantes para a firmeza e a elasticidade da pele contribuem diretamente para longevidade cutânea, retardando sinais visíveis do envelhecimento.

Tecnologia cleanical

Uma evolução do conceito clean beauty, os produtos cleanical unem a segurança e a transparência dos cosméticos limpos com a eficácia comprovada pela ciência. Essa abordagem valoriza fórmulas que combinam ativos livres de toxicidade com alta performance e tecnologia de ponta, oferecendo resultados visíveis e sustentáveis para a pele. 

No contexto well-aging, os produtos cleanical representam uma escolha consciente, segura e inovadora, que respeita tanto a saúde da pele quanto o meio ambiente, sem abrir mão da performance.

Experiência sensorial

O skincare e o bodycare também oferecem experiências sensoriais que transformam o autocuidado em um momento de prazer e relaxamento. Texturas aveludadas e com toque macio estimulam os sentidos e criam uma sensação imediata de conforto e bem-estar. Esse aspecto emocional do cuidado com a pele faz parte do well-aging, pois conecta beleza e saúde a um ritual de autocuidado que nutre não apenas a pele, mas também a mente.

Cuidados em diferentes fases da vida

Por fim, o well-aging entende que cada fase da vida tem suas necessidades específicas. Enquanto os mais jovens podem priorizar prevenção e proteção, após os 30 anos a pele demanda foco em reparação e renovação celular, estímulo de colágeno e elastina e suavização dos primeiros sinais do envelhecimento.

O ponto central é que não existe uma fórmula única. Adaptar o skincare à idade biológica da pele (e não apenas cronológica) é o caminho para resultados mais duradouros.

  • Falando sobre fases da vida, confira nosso artigo especial sobre pele na menopausa, entenda o que muda e como cuidar.

Dicas práticas de well-aging para a sua rotina de skincare

Agora que você já sabe tudo sobre well-aging, vamos para a parte prática, ou seja, como agregar tudo isso na sua rotina de cuidados com a pele?

Limpeza facial: o primeiro passo do well-aging

Sem dúvida, uma pele saudável começa pela limpeza. Remover impurezas, resíduos de poluição e excesso de oleosidade prepara a pele para receber os próximos passos do skincare. Mas é importante que essa limpeza seja feita pelo menos duas vezes ao dia (pela manhã e à noite), de forma suave e sem agredir a barreira cutânea, para que o resultado seja frescor, vitalidade e equilíbrio, bases fundamentais no conceito de envelhecer bem.

Nutrição e hidratação com o que a pele precisa

A hidratação vai além da sensação imediata de maciez. Produtos bem formulados entregam ativos capazes de nutrir as camadas mais profundas da pele, preservando sua elasticidade e firmeza. Ingredientes altamente hidratantes são aliados importantes nesse sentido, já que fortalecem a barreira cutânea e melhoram a retenção de água, refletindo em viço e resiliência.

Para essa etapa, escolha um bom sérum e hidratantes faciais com ativos de alta performance, tanto para uso durante o dia quanto para a rotina noturna.

Proteção solar e ação contra os efeitos da luz azul e da poluição

Um dos maiores aliados do envelhecimento saudável é o protetor solar. A exposição diária à radiação UV é a principal responsável pelos danos cumulativos que aceleram rugas, manchas e flacidez.

Além disso, já sabemos que os efeitos da luz azul e da poluição também contribuem para o estresse oxidativo da pele. Por isso, fórmulas que combinam fotoproteção de amplo espectro (UVA e UVB) com antioxidantes são essenciais para um cuidado completo.

  • Já conhece Urban Suncare, o protetor solar multifuncional da Noorskin?

Ativos well-aging aliados nos cuidados com a pele

Alguns ingredientes se destacam como protagonistas do well-aging por atuarem em múltiplos mecanismos de proteção e reparação da pele. Entre eles estão:

  • Niacinamida: fortalece a barreira cutânea, reduz manchas, uniformiza o tom da pele e melhora a textura;
  • Ácido hialurônico: promove hidratação profunda, sustentação e elasticidade e melhora o volume da pele;
  • Pantenol: acentua a hidratação do estrato córneo (camada mais superficial da pele), repara a barreira cutânea, previne o ressecamento, melhora a  maciez e devolve a elasticidade da pele;
  • Prebióticos e pós-bióticos: equilibram o microbioma da pele, aumentam a resiliência e podem até melhorar processos inflamatórios;
  • Skinectura™: ativo derivado da flor da pata-de-canguru, que estimula a produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a firmeza e a elasticidade da pele, além de suavizar rugas e proporcionar um efeito lifting de curto e  longo prazo;
  • Extrato de alga marrom: ajuda no combate ao estresse oxidativo, regula processos epigenéticos e apoia a longevidade celular;
  • Peptídeos de cobre: estimulam a produção de colágeno e a renovação celular, reduzindo a flacidez e a profundidade das rugas.

Esses ativos, e muitos outros como vitaminas, minerais e antioxidantes estão presentes nas formulações da Noorskin, em fórmulas inteligentes que exemplificam como a ciência e a inovação podem caminhar junto com o conceito de well-aging, oferecendo resultados visíveis e sustentáveis ao longo do tempo. Quer saber mais? Conheça a nossa linha completa.

ESTEBSARI F, et al. The concept of successful aging: a review article.” Current aging science, 2020.

From anti-ageing to pre-ageing: the next beauty trend. in-cosmetics Connect, 2021. Disponível em: <https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/pre-ageing-the-next-big-beauty-trend/>. Acesso em: 27 de outubro de 2023.

NAGAE M, et al. Impact of skin care on body image of aging people: a quasi-randomized pilot trial. Heliyon,  2023.

The Beauty Innovatio’r Resourse. Global Cosmetic Industry, 2021.

BJØRKLUND G, et al. Natural compounds and products from an anti-aging perspective. Molecules, 2022. Disponível em: <https://www.mdpi.com/1420-3049/27/20/7084>. Acesso em: 24 de setembro de 2025.

HAYKAL D, et al. Unlocking longevity in aesthetic dermatology: epigenetics, aging, and personalized care. International Journal of Dermatology, 2025. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ijd.17725. Acesso em: 25 de setembro de 2025.

natural_light

Natural Light

Sérum facial hidratante

R$ 240,00
moonlight

Moonlight Repair

Hidratante facial noturno

R$ 340,00
daylight

Daylight Vitality

Hidratante facial diurno

R$ 340,00
brilliance

Brilliance

Proteção antioxidante

R$ 260,00

Outros conteúdos feitos para você

Shop